Comunicações sobre Novas Regras de Facturação para 2013

Comunicações sobre Novas Regras de Facturação para 2013

Caro(a) Cliente,

Como sempre a rebortec acompanha os nossos cliente e informa-os relativamente ás publicações efectuadas pela Autoridade Tributária relativamente aos softwares de facturação.
Informamos que, na passada Sexta-feira dia 9 de Novembro, a Autoridade Tributária publicou um comunicado onde foram esclarecidos quais os procedimentos para efectuar a comunicação de facturas junto da AT.

 

Através deste comunicado, a AT informa dos três procedimentos possíveis para cumprir a obrigação de comunicação de facturas:

 

1. Comunicação directa, em tempo real, factura a factura, através do seu software de gestão de facturação.

 

Para esta opção, a AT irá disponibilizar um webservice que passará a ser usado pelas aplicações informáticas de facturação para comunicar, online, com a AT no momento de emissão da própria factura.

 

2. Comunicação através do envio mensal de uma versão simplificada do ficheiro SAFT-PT.

 

Para esta opção, a AT irá disponibilizar no Portal das Finanças uma aplicação através da qual poderá ser enviado, mensalmente, o ficheiro SAFT-PT de um determinado período. A AT define que este ficheiro SAFT-PT será baseado mas diferente do que hoje existe, tratando-se de uma versão simplificada do ficheiro que contém apenas informação relevante para o efeito de comunicação de facturas.

 

3. Comunicação “manual” dos dados da factura através do Portal das Finanças.

 

Para esta opção, a AT irá disponibilizar no Portal das Finanças um mecanismo através do qual poderão ser comunicados, manualmente, os detalhes necessários da factura.

 

Poderá aceder ao comunicado completo da AT aqui.